Dr. Edmir Américo Lourenço

CRM: 26.252

Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP

PERGUNTE AO DOUTOR EDMIR LOURENÇO



Nome:
Cidade: Estado:
E-Mail:
Pergunta:
                   

Confira aqui as dúvidas mais frequentes respondidas pelo Dr. Edmir Lourenço




PERGUNTA: O QUE É RINITE ALÉRGICA?


RESPOSTA: É uma inflamação da mucosa que reveste as cavidades nasais, internamente, de causa alérgica, sendo uma doença não transmissível entre pessoas e não contagiosa. Os principais sintomas são coceira nasal e espirros em excesso, seguidos de secreção nasal aquosa e entupimento nasal.




PERGUNTA: RINITE TEM CURA? MELHORA COM O PASSAR DOS ANOS?


RESPOSTA: Tem cura clínica, embora infrequentemente apresente melhora espontânea com a idade.




PERGUNTA: O ÁCARO É UM DOS PRINCIPAIS CAUSADORES DA RINITE ALÉRGICA?


RESPOSTA: Poeira doméstica e ácaros do ar, que são criaturas microscópicas, isto é, não visíveis a olho nu. Existem 6 espécies diferentes de ácaros reconhecidamente causadores de alergia respiratória na espécie humana. Eles vieram dos celeiros de arroz, trazidos para o interior das casas na roupa dos camponeses e se domiciliou. Alimenta-se de restos de pele, fungos de locais úmidos, etc. Outros alergenos causadores de rinite e/ou asma brônquica são os fungos, polens, pelos de animais, penas, saliva do gato e outros.




PERGUNTA: A RINITE ALÉRGICA É HEREDITÁRIA?


RESPOSTA: Sim, apresenta fundo genético, isto é, transmitido hereditariamente, de pai e mãe para filhos, daí a enorme incidência de familiares alérgicos do paciente. Quando um dos pais é alérgico, cerca de 50% da prole é alérgica e quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 80% da prole também o é.




PERGUNTA: A RINITE PODE LEVAR À SINUSITE?


RESPOSTA: Muito comumente, sendo até mesmo difícil uma rinite forte não ser acompanhada de algum grau de sinusite inflamatória, porque há uma continuidade anatômica entre as mucosas nasal e as cavidades aéreas sinusais, que são os seios da face. Quando ocorre infecção secundária por bactérias, há a necessidade do uso de antibióticos e outros medicamentos, além dos habituais para alergia, sob orientação do especialista, porque em apenas 3 meses sem o tratamento correto, a sinusite se torna crônica.




PERGUNTA: RINITE ALÉRGICA SEM TRATAMENTO VIRA ASMA?


RESPOSTA: Muitos pacientes apresentam associação das duas doenças, caracterizando a síndrome sinusobrônquica, devido à integração das vias aéreas superiores e inferiores. Rinite alérgica sem tratamento ou com tratamento inadequado frequentemente evolui para asma.




PERGUNTA: OBSTRUÇÃO NASAL – É ERRADO O USO DE DESCONGESTIONANTE NASAL? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?


RESPOSTA: O entupimento nasal da rinite alérgica geralmente é em báscula, isto é, ora de um lado, ora do outro, às vezes de ambos. O uso de descongestionantes tópicos ou gotas/sprays nasais, acima de 5 dias, leva à dependência do medicamento, um autêntico vício, além de o medicamento ter sua duração de efeito cada vez menor, exigindo uso de maiores doses. Além disso, descongestionantes podem dar arritmias cardíacas e taquicardias, por exemplo, principalmente em lactentes, com risco de vida.




PERGUNTA: GOSTARIA DE SABER ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO PARA RINITE ALÉRGICA?


RESPOSTA: Higiene ambiental = evitar ambientes empoeirados ou fechados há algum tempo, locais úmidos e mofados, jornais, livros e revistas velhas, bibliotecas, limpeza doméstica sem máscara. Usar produtos acaricidas, arejar o quarto, deixar bater sol, evitar cortinas, tapetes, carpetes, bichos de pelúcia e outros.




Mande sua pergunta para o DR. EDMIR LOURENÇO responder aqui e tirar as dúvidas de todos.


Dr.Edmir Américo Lourenço - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: LÉO ANDRADE.NET