Dr. Edmir Américo Lourenço

CRM: 26.252

Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP

OTOLOGIA



A CRIANÇA COM MAU RENDIMENTO ESCOLAR.


Problemas auditivos podem causar mau desempenho na escola?


Sim, a criança portadora de qualquer alteração auditiva, mesmo que seja mínima, pode apresentar distúrbios de atenção e até mesmo de concentração. Uma das causas importantes ao nascer é a prematuridade, que pode ter causas diversas, como a gemeralidade, alcoolismo, diabetes, toxicodependência e tabagismo da mãe, ruptura prematura da bolsa de água, gravidez em mulheres com mais de 37 anos, incompetência do colo do útero, hipertensão arterial durante a gestação, incompatibilidade de RH e outras. É frequente ocorrer uma demora no diagnóstico, principalmente quando os distúrbios auditivos são leves e principalmente nos casos unilaterais, que frequentemente passam desapercebidos por todos, por não definirem claramente a presença de um problema. É muito comum na infância, idade pré-escolar e escolar, a presença de líquido no interior do ouvido, causada por diversos fatores distintos e esta doença é silenciosa, sem dor ou outros sintomas e sinais, contudo o excesso de cera é outro fator relevante.


Muitas vezes a criança é erroneamente rotulada como distraída ou preguiçosa, mas entre os sinais de dificuldade auditiva podemos ter uma dificuldade de socialização e eventualmente trocas de sons na fala e de letras, quando escreve. Costuma errar muito nos ditados feitos pela professora, prejudicando sua alfabetização adequada. Habitualmente o alerta é dado pelo professor, embora a mãe, como guardiã de seu filho ou filha, geralmente suspeite do problema antes de qualquer outra pessoa. Mas lembre-se: com a família bem orientada, a criança surda poderá ter um desenvolvimento e aprendizagem normais, oportunizados pela educação bilíngue, isto é, português e a linguagem de sinais, sem desprezar o contato com outros surdos, que é essencial para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças deficientes auditivas. A lingua de sinais representa o símbolo da surdez, ela deve ser respeitada e aprendida por todos. Toda criança surda tem o direito ao atendimento educacional especializado. O ideal é que a criança com suspeita de perda auditiva, muitas vezes apresentando um mau rendimento escolar, seja levada a um otorrinolaringologista para sanar a dúvida quanto à sua audição e de sua família, uma vez que há casos hereditários. Esse especialista fará uma investigação completa e dará um parecer correto sobre o diagnóstico e a melhor opção de tratamento.


Lembre - Se a família estiver bem orientada, a criança surda poderá ter um desenvolvimento e aprendizagem normal, oportunizados pela educação bilíngüe, o contato com outros surdos é essencial para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças surdas, a língua de sinais representa o símbolo da surdez, ela deve ser respeitada e aprendida por todos. Toda criança surda tem o direito ao atendimento educacional especializado, principalmente em escolas.



Por: Dr. Edmir Américo Lourenço


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