Dr. Edmir Américo Lourenço

CRM: 26.252

Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP

OTOLOGIA



DOR DE OUVIDO – COTONETES – CERÚMEN – PIERCINGS – VACINAS.


As inflamações e infecções com dor de ouvido são popularmente chamadas de otites. A dor de ouvido é uma das dores mais fortes que existem, porque há muitos nervinhos no canal auditivo. A otite de piscina é uma infecção causada por bactérias da água, comum portanto no calor, devido à alta freqüência às piscinas e praias. Já a otite média é uma infecção mais comum no inverno, geralmente decorrente de gripes, resfriados e outras viroses respiratórias. Os ouvidos não gostam de umidade nem de cotonetes, que devem ser evitados. Aliás, os cotonetes deveriam ter sua venda proibida devido ao grande número de acidentes que ocasionam, geralmente por culpa de seu usuário. Ouvido deve ser limpo apenas com o dedo menor envolto numa toalha. Aos praticantes de natação, quando sentem que ficou água retida no fundo do canal auditivo, sugiro que pinguem algumas gotas de álcool comum (92 ou 96 graus INPM) após o banho.


Veja alguns aspectos de infecções externas, de um ouvido normal e outros com inflamação, infecção e perfuração da membrana timpânica.


DOR DE OUVIDO – COTONETES – CERÚMEN – PIERCINGS – VACINAS.









Cerúmen ou cera do ouvido é uma secreção normal para proteção contra a entrada de poeira, detritos, insetos e outros e sua quantidade de formação é variável de uma pessoa para outra e até de um ouvido para outro. Veja alguns diferentes aspectos mais freqüentes de coloração normal da cera na figura a seguir:

DOR DE OUVIDO – COTONETES – CERÚMEN – PIERCINGS – VACINAS.

Apenas para atualizar: ouvido é chamado de “orelha” na nomenclatura atual e a antiga orelha hoje é chamada de “pavilhão” da orelha externa. Uma infecção de sua cartilagem, denominada condrite, pode ser grave e retorcê-la toda, geralmente ocasionada por um trauma ou colocação de piercings.


DOR DE OUVIDO – COTONETES – CERÚMEN – PIERCINGS – VACINAS.

TODAS as infecções das vias aéreas superiores, entre elas as amigdalites, faringites, sinusites e otites podem ser prevenidas por vacinas de vários tipos, contra vírus e bactérias. O organismo forma anticorpos que o protegem contra esses microorganismos.


Os alertas estão aí, para quem quiser me dar OUVIDOS. Sou especialista neles...



Por: Dr. Edmir Américo Lourenço


Dr.Edmir Américo Lourenço - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: LÉO ANDRADE.NET