Dr. Edmir Américo Lourenço

CRM: 26.252

Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP

RINOLOGIA E SINUSOLOGIA



SINUSITE OFERECE RISCO DE VIDA?



Sinusite


SINUSITE OFERECE RISCO DE VIDA?Sinusite é a inflamação e/ou infecção da membrana que reveste internamente os seios da face, que são cavidades ocas cheias de ar. Tem como causas agentes físicos, químicos ou biológicos (bactérias, fungos ou vírus) e alergias das vias aéreas. Acomete cerca de 10 milhões de brasileiros anualmente. A principal causa de sinusite é uma infecção respiratória por vírus. Muitos fatores predispõem à sinusite, como por exemplo os fatores locais e regionais, entre eles os tumores, inalação de ar frio e seco, uso de drogas e medicamentos, natação em águas contaminadas, doenças de nascença, infecção de dentes. Entre os fatores gerais temos a desnutrição, o uso prolongado de cortisona, diabetes sem controle, quimioterapia, imunodeficiências (como ocorre na AIDS, quimioterapia, radioterapia), estresse, mucoviscidose, doença dos cílios imóveis. A sinusite é aguda quando tem menos de 4 semanas e é crônica quando tem mais de 3 meses. Tratar uma sinusite aguda corretamente previne que ela se torne crônica, que muitas vezes exige cirurgia para sua cura definitiva. A sinusite aguda em adultos é freqüentemente confundida com um resfriado comum ou com rinite alérgica. Geralmente ocorre dor nasal, facial ou de cabeça, pela manhã e diminui à tarde, entupimento do nariz, secreção geralmente verde-amarelada e às vezes dores de dente, mau hálito, redução da olfação (cheiro), catarro que desce por trás do nariz, tosse, dor de garganta, febre, desânimo, moleza no corpo. Sintomas gripais geralmente melhoram em 5-7 dias e quando persistem por mais de 10 dias provavelmente é por sinusite. Crianças pequenas comumente apresentam entupimento nasal, catarro com pús, febre e tosse.


SINUSITE OFERECE RISCO DE VIDA? A sinusite crônica decorre de sinusite aguda não tratada ou tratada de forma errada. Pode se manifestar como sinusites agudas repetidas, com intervalos curtos sem sintomas. Pólipos nasais, desvio do septo nasal, inchaço persistente da mucosa por infecção recorrente ou alergias, alergia à aspirina, tratamentos dentários e presença de sondas e tubos são possíveis causas de cronificação da sinusite.


Abaixo pode ser observado um ácaro ou carrapatinho do ar, que é uma das causas mais freqüentes de alergias respiratórias, porém existem eficientes tratamentos contra ele e outras causas de alergia através de vacinas específicas.



Sinusites mortais


SINUSITE OFERECE RISCO DE VIDA?Sinusite mata? Não se brinca com sinusites, porque há sinusites por fungos ou mofos por exemplo, que podem progredir rapidamente, com extensão intracraniana e morte, principalmente em indivíduos com baixa resistência orgânica. Além disso as sinusites podem complicar-se com inchaço, abscesso nos olhos, perdas visuais e até cegueira, bem como infecções cerebrais, como meningite, abscesso e trombose. A cirurgia é o último recurso, fica reservada para os casos difíceis, repetitivos, complicados e pode ser realizada por dentro do nariz com a ajuda de endoscópios e em alguns casos por vias externas.



Por: Dr. Edmir Américo Lourenço


Dr.Edmir Américo Lourenço - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: LÉO ANDRADE.NET